sábado, 28 de maio de 2011

Projeto Biodiversidade e Sustentabilidade

Projeto idealizado pela professora Ana Cláudia Calmon Matos de Melo, professora do Estágio III do SEJA da Escola Municipal Manuel Lisboa.
O Projeto Biodiversidade e Sustentabilidade está voltado para a orientação e movimentação de toda a comunidade escolar, visando à melhoria da vida de todos nós que estamos vivos, mas sem piorar a vida das pessoas que ainda irão nascer, incentivando cada aluna e aluno a fazer sua parte para cuidar do mundo lembrando que seus futuros parentes irão precisar de um bom lugar para viver.
O projeto será abordado durante o segundo bimestre com alunas e alunos do SEJA e terá como conteúdos: meio ambiente, desmatamento, efeito estufa, aquecimento global, extinção de espécies da fauna e da flora e reciclagem.
Para realizar o projeto a professora, as alunas e alunos utilizaram os seguintes procedimentos metodológicos:
  • Construção de mural sobre o tema “Sustentabilidade”;
  • Produção de acróstico, charges e paródias acerca dos assuntos estudados;
  • Realização de pesquisas e entrevistas;
  • Utilização de diversas informações retiradas de jornais, revistas, internet, livros didáticos, manuais científicos, entre outros, para enriqueceras as aulas;
  • Apresentação de slides sobre o meio ambiente.
A culminância do projeto será uma palestra cujo tema é "Sustentabilidade. Plante essa ideia!" ela acontecerá no dia quatorze de junho do decorrente ano e será apresentada para toda comunidade escolar e visitantes,  tendo como palestrante a professora especialista em meio ambiente Iraci Gomes Bonfim.