sábado, 2 de março de 2013

O Currículo de Pedagogia.


A professora Maria Fernanda Ozollo em sua explicação falou que até o ano de 2012 o currículo do curso de formação de professore(a)s na faculdade em que ela trabalha tinha apenas uma disciplina correspondente a inclusão digital, mas o mesmo foi reformado e no curso passou a existir quatro disciplinas relacionadas à inclusão digital: Alfabetização Digital, Redes Sociais, Tecnologia e Educação e Didática e Tecnologia ofertadas nessa ordem em semestres diferentes. Segundo a professora o currículo do curso passou por reforma porque o objetivo do mesmo é formar professo(a)s capazes de atuar em sala de aula promovendo a inclusão digital, pois a tecnologia é um direito a inclusão social é uma forma de conexão com o mundo, com  outras pessoas.
O currículo de pedagogia atualmente é muito técnico porque está voltado para os métodos que o(a)s aluno(a)s devem usar, mas infelizmente não prioriza a formação do(a)s futuro(a)s professore(a)s considerando as questões sociais como: Educação das Relações Etnorraciais, Educação e Tecnologias (Inclusão digital), Educação do Campo e as modalidades (Educação de Jovens e Adultos, Educação de pessoas com necessidades educativas especiais e Educação profissional). Sei que não seria possível um currículo que desse conta de uma temática tão ampla com a inclusão social durante a graduação, mas já passou da hora da Instituição buscar meios de modificar o currículo como criar cursos de especialização para graduando(a)s em pedagogia, ou seja assim como existem alguns cursos de graduação que após  quatro anos de bacharelado o(a)s aluno(a)s podem estender o curso para licenciatura, no caso de Pedagogia o(a)s aluno(a)s após quatro anos de cursos estenderiam por mais um ano ou dois anos e sairiam da faculdade graduado(a)s e especialistas em uma das áreas citadas anteriormente. É preciso buscar meios para fomentar um currículo de fato inclusivo porque da forma como está todos os anos a Faculdade de Educação (FACED) forma e formará professore(a)s descompromissados com o social e aptos a fomentar o currículo excludente.

O que é Tecnologia Assistiva?

O que é Tecnologia Assistiva?
É um termo usado para definir, identificar todas as formas de recurso e serviços que colaboram para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com alguns comprometimentos físico e/ou mental e assim poder proporcionar a elas Vida Independente e Inclusão social.
Tecnologia Assistiva não combina com produção em série, logo pensar na mesma é pensar em exclusividade porque é preciso lembrar que cada pessoa apresenta um comprometimento como se fosse uma impressão digital, logo a necessidade de criar meios para suprir de forma individual.
Outro ponto interessante em relação à Tecnologia Assistiva a sua principal característica que está voltada para a Vida Independente e Inclusão social, sendo assim ela não está voltada apenas para criar meios das pessoas utilizarem apenas o computador é seu objetivo criar meios para facilitar a vida das pessoas com comprometimentos físico e/ou mental em sua totalidade e assim poder proporcionar a elas Vida Independente e Inclusão social.
Segue abaixo materiais referentes ao conteúdo que eu falei durante a aula:.
  • Tecnologia Assistiva: Prof. Teófilo Alves Galvão Filho.
http://www.galvaofilho.net/
  • Tese de doutorado do Prof. Teófilo Alves Galvão Filho
http://www.galvaofilho.net/tese.htm
  • Aluno Especial | Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED)
          www.pgedu.faced.ufba.br/aluno-especial