quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Escravizados aos cinco anos.

Mensagem original da Avaaz.org - The World in Action
Caros amigos,
O Parlamento indiano está encerrando 2012 sem haver votado a lei de combate ao trabalho infantil mais dura de sua história. Pior: o projeto de lei conta com o apoio da maioria dos parlamentares, mas ficou encalhado por semanas porque eles não a consideraram como prioridade!
A Índia é a capital do trabalho infantil -- crianças a partir de cinco anos são vendidas a traficantes e forçadas a trabalhar como escravos dos dias modernos, sofrendo abusos e agressões físicas. Histórico, o novo projeto de lei iria banir completamente qualquer tipo de trabalho realizado por crianças com menos de 14 anos e proporcionar auxílios financeiros para famílias pobres, para que elas mantenham seus filhos na escola. Mas os parlamentares permitiram que o projeto de lei escorregasse de suas agendas, e grupos indianos de defesa dos direitos da criança afirmam que necessitam urgentemente da nossa ajuda, agora, para aumentar a pressão pública.
Se a comunidade da Avaaz se unir em torno da causa, podemos gerar uma onda de atenção para o projeto de lei e levar os parlamentares a votá-lo. Assine esta petição urgente e compartilhe com todos que você conhece -- quando chegarmos a um milhão de assinaturas, transmitiremos nossa mensagem ao Parlamento, juntamente com ex-trabalhadores infantis:
Com esperança e determinação,
Jamie, Alice, Alex, Alaphia, Lisa, Jeremy, Ricken, Dalia, Rewan, Michelle e toda a equipe da Avaaz.

Trabalho Infantil


Apesar do trabalho infantil ser crime em nosso país muitas crianças ainda são exploradas. A exploração da mão-de-obra infantil no Brasil vem desde o período colonial quando crianças negras e indígenas eram escravizadas.
Após a assinatura da Lei Áurea e a Proclamação da Independência as crianças filho(a)s das famílias menos favorecidas em sua maioria crianças negras continuaram sendo exploradas principalmente no trabalho doméstico e na agricultura.
Com o advento da revolução industrial, na Inglaterra no final do século XIX houve um aumento no campo de exploração infantil, pois as crianças passaram a ser utilizadas principalmente na indústria têxtil por causa do baixo custo e nas minas de carvão porque nos locais onde os túneis eram estreitos apenas os corpos pequenos das crianças conseguiam passar.
No Brasil houve um aumento da exploração infantil com a industrialização e urbanização das cidades, pois com esses acontecimentos as crianças passaram a desempenhadas novas atividades para suprir as necessidades tanto da indústria quanto da sociedade da época.
Atualmente estimasse que no Brasil cerca de cinco milhões de crianças e adolescentes menores de dezoito anos trabalham e que dentre essas crianças e adolescentes existem aquele(a)s que devem ter um tratamento especial da Lei porque são submetidas as mais perversas formas do trabalho infantil como: trabalho infantil escravo quando são submetidas a trabalhos forçados e jornada exaustiva; maus-tratos quando o(a) responsável pela criança ou adolescente espoem sua vida ou saúde ao perigo; exploração da prostituição de menores; pornografia infantil e venda ou trafico de menores.
Trabalho infantil é crime, mas colocar a Lei em prática será sempre um problema se a nossa sociedade continuar agindo de forma tolerável e muitas vezes desejável a exploração do(a)s filho(a)s das classes menos favorecidas.