sábado, 30 de março de 2013

Redes sociais como um lugar de construção e troca de saberes.

Se pensarmos nas redes sociais como um enlaçado de relações interpessoais que no dia a dia conectam pessoas a outras pessoas buscando trocar o que elas conhecem e sabem, então podemos dizer e entender as redes sociais como um lugar, um espaço de construção e troca de saberes que com o advento do computador através da internet passou a integrar também o mundo virtual.
Passou a integrar também o mundo virtual porque nós somos seres sociais que ao nascer passamos a faz parte de varias comunidade como: a família, a igreja, a escola, o(a)s amigo(a)s do bairro,  comunidades analógicas que eram as nossas únicas redes sociais e que difere das redes sociais do mundo virtual  integravam apenas pessoas que se conheciam ao contrario das redes sociais do mundo virtual que são comunidades  com um número maior de pessoas que não precisam necessariamente se conhecer pessoalmente.
O advento do computador é um divisor de águas entre as comunidades analógicas compostas apenas por comunidades como: famílias, escolas, igrejas entre outras sem a presença do computador e as comunidades virtuais que com as novas tecnologias de comunicação tem se estruturado nos ciberespaços através de uma comunicação mediada por computador. Portanto é preciso pensar que a sociedade mudou e que é fundamental pensar em uma educação para essa estrutura social que surgiu imersa nas modernas redes sociais, pois já não cabe mais uma educação estruturada num pensamento cartesiano, linear.
Precisamos pensar que a existência humana constitui-se nas interações e que as interações entre as pessoas nas redes sociais modernas passam a influenciar comportamentos e atitudes das crianças e adolescentes, logo as instituições de ensino precisam aderir de modo responsável à interação, a união entre as redes sociais e a educação pensando nas redes sociais como um lugar de construção e troca de saberes.

Autora: Raquel da Cunha Recuero
Texto: Comunidades virtuais - Uma abordagem teórica