sábado, 18 de junho de 2011

Projeto Festejos Juninos Danado de Bom.

A produção do Livro de Cordel da Turma Estágio 3, realizada no dia 6 de junho.


O objetivo da palestra sobre cordel foi de ensinar as alunas e aos alunos a entender o cordel, aprender a fazer cordel e poder produzir literatura de cordel com intuito de escrever o material que será utilizado para compor os  livros de cordel que serão expostos na festa de culminância do Projeto São João Danado de Bom no mês de julho, a culminância do projeto seria no dia 10 de junho, mas a CRE (Coordenadoria Regional de Educação) responsável pelo Projeto Economia Solidária que a escola contextualizou de acordo com a realidade escolar em Projeto São João Danado de Bom mudou para o mês de julho sem data determinada.
Além da produção de cordel o Projeto São João danado de Bom também está voltado para a produção de utensílios nas aulas da professora arte-educadora Telmá, feitos com cerâmica utilizando a técnica de mosaico como: bandejas, jogos americano, descansos de pratos quentes que vão à mesa e enfeites de parede, e produção de  utensílios feitos com jornal como: cestos, porta revistas e vasos. O objetivo de ensinar esses utensílios é dar as alunas e aos alunos do EJA a possibilidade de conseguir uma verba extra.  
Quando a professora Ana Cláudia pediu que a turma se dividisse em equipes para que pudéssemos produzir os textos a turma disse que não sabia fazer cordel, então eu falei: - Sabem sim, vocês fizeram varias quadrinhas e sextilhas com Jotacê Freitas na palestra sobre cordel, em segui comecei a comentar sobre a palestra a turma se empolgou com a conversa e a produção segui foram produzidos pequenos textos, mas a participação da turma foi muito significativa e algumas alunas  produziram mais de um texto.
Durante a reunião do AC as professoras,  do noturno Ana Cláudia, Zeni, Simone e Telmá, a coordenadora do noturno Monalisa, e a vice-diretora do noturno Nhara Célia escolheram trabalhar com o cordel pensando em no futuro as alunas e os alunos do EJA utilizarem o cordel como incentivo para produzirem outras literaturas como afirma a autora Andrea Cecília Ramal:
 
"Dentro do estilo poético, na educação de jovens e adultos é muito apreciada a utilização de obras da literatura de cordel. Como muitos dos alunos tem raízes na cultura nordestina, podem sentir-se mais à vontade com esse tipo de texto. O professor pode estimular, inclusive, os alunos a produzirem cordéis, com trechos da matéria estudada, ou recontando em forma de poema uma história lida. Além de valorizar a cultura nacional e o mundo do aluno, essa é uma estratégia para iniciar a futura aproximação dos estudantes de outros tipos de produções artísticas.
Além de textos literários em prosa em poesia, muitos outros textos podem se tornar objeto de estudo na sala de aula com jovens e adultos, preferencialmente aqueles que já fazem parte da sua realidade (por exemplo, receitas culinárias, bulas de remédios, formulários de inscrição, noticias e artigos de jornal sobre temas da atualidade). Quanto mais próximo estiver o texto escrito do cotidiano do aluno, mais o conteúdo se tornará significativo e, portanto, maiores as possibilidades de ele auxiliar o processo de aprendizagem. Antigamente se pensava que era preciso memorizar para aprender. Hoje sabe-se que aprender leva a memorizar. O interesse pelo que se estuda será sempre o primeiro passo numa aprendizagem significativa, duradoura e prazerosa". (RAMAL, 1995)  

Algumas produções da turma Estágio 3.

Quadras escritas por D. Lurdes.
A minha vida é uma viagem                             Vivo bem com a igreja
Que alegria de viver                                           Aprecio a minha escola
Corro o mundo vendo paisagem                      Gosto de uma peleja
Eu só penso em crescer.                                   Não jogo conversa fora.

Quadra escrita por Maria de Fátima Januaria
Minha alegria de viver
É ir para escola
Na escola vou aprender 
A ler e escrever sem demora.