quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Festa de São João.












No dia 16 de junho a tarde eu (Noemia) a estagiária e Nhara Célia a vice diretora do noturno saímos para comprar os produtos que compõe o balaio junino, para comprar os produtos do balaio foi utilizado parte do dinheiro arrecadado com a rifa e doações feitas pelas professoras, diretora e coordenadora da escola.
Compramos milho, fubá de milho, tapioca, leite de coco, margarina, canjiquinha de caixa, bolo pré-pronto, aipim, leite de gado, milho de pipoca, arroz e açúcar. Voltamos à escola, Nhara pegou o balaio para arrumar e os produtos que já estavam na dispensa como: amendoim, laranja, macarrão, feijão, biscoito, óleo e licor. Arrumamos o balaio que por sinal ficou muito generoso.
A professora Zeni foi fazer os bilhetes para o sorteio do balaio e das garrafas de licor, Nhara pediu que eu fosse a minha casa buscar uma extensão e uma caixa que seria utilizada para facilitar na hora do ganhador ou ganhadora do balaio levar os produtos para casa, enquanto eu sai a diretora Ana Cremilda e Nhara foram  arrumar a mesa de São João, quando eu cheguei a mesa ainda estava sendo arrumada, terminamos de arrumar a mesa e fomos para a cozinha, na cozinha tudo já tinha sido preparado por D. Odete e Vera , as merendeiras, colocamos algumas comidas típicas do São João na mesa deixando espaço para os pratos que as alunas e os alunos iriam trazer. Como tudo já estava arrumado eu voltei para minha casa e me arrumei para a festa que seria a noite.
 A noite as alunas e os alunos foram chegando e colocando os pratos típicos do São João na mesa, Valter um ex aluno da escola ficou operando o som, a professora Zeni organizou a brincadeira das argolas onde o vencedor ou vencedora ganharia uma garrafa de licor, a brincadeira consistia em jogar uma argola para acertar no gargalo de uma garrafa peti, quem acertasse mais argolas seria o vencedor. O vencedor foi o aluno Maurício.
Após a brincadeira das argolas deu início a quadrilha, fizeram parte da quadrilha alunas e alunos da escola, uma ex-aluna da escola, a coordenadora Monalisa, a voluntária Rita, o funcionário da secretária Marcos, a estagiária Vitória, Nhara como a marcadora da quadrilha e o ex-aluno Valter operando o som. 
A quadrilha foi muito animada parecia ter ensaiado, mas na realidade só ensaiou na véspera da festa, na quadrilha da Escola Manuel Lisboa aconteceu algo que eu nunca vi em nenhuma quadrilha, quando chegava uma pessoa e ela queria participar simplesmente arrumava um par e entrava na quadrilha que seguia animada.
Francisca, Maurício e Antônio.

Depois da apresentação da quadrilha as pessoas se reuniram para o sorteio do balaio e  o0 sorteio de duas garrafas de licor, quem ganhou o balaio foi a aluna do Estágio 3 Francisca, uma garrafa de licor quem ganhou também foi o aluno Maurício e a outra quem ganhou fio aluna Paula .
A festa de São João foi uma grande confraternização para à comunidade escolar e visitantes, foi o início de uma pequena pausa durante os festejos juninos, pois as alunas e os alunos retornarão a escola no dia quatro de julho.