Jim Lengel é Professor na Hunter College na Universidade de Nova York e consultor em organizações de todo o mundo sobre a aplicação de novas tecnologias ao ensino e aprendizagem.
“Na educação 3.0 os alunos usam as novas tecnologias - mas ela não é o centro de sua atenção. A tecnologia permite muitas coisas e ajuda a trabalhar mais rápido, mas não é um fim em si.”
O prof. escreveu um artigo no qual comenta sobre a história da educação na América nos séculos XIX, XX e XXI e como é passar um dia numa escola 3.0, aprofundando as ideias e analisando as escolas de educação 3.0 com as escolas que não possuem educação 3.0. Com o objetivo de definir:
O que significa Educação 3.0?
Qual a diferença da Educação 3.0 para o que fazemos hoje?
Em quais competências focar? Por quê?
Em quais competências focar? Por quê?
Dessa forma ele fez um exame minucioso do(a)s aluno(a)s e do(a)s Professo(a)s 3.0 considerando como está acontecendo e como distinguir a educação 2.0 da educação 3.0 priorizando os seis princípios que norteiam a educação 3.0 nas escolas.
Os alunos trabalham em problemas que vale a pena resolver.
Alunos e professores produzem em conjunto.
Os alunos desenvolvem pesquisas auto direcionadas.
Os alunos aprendem como contar uma boa história.
Estudantes empregam ferramentas apropriadas para a tarefa.
Os alunos aprendem a ser curioso e criativo.