terça-feira, 21 de junho de 2011

Projeto Biodiversidade e Sustentabilidade

Palestra: Sustentabilidade, Plante essa Ideia













A palestra foi realizada no dia 14 de junho na área descoberta, no pátio que fica na entrada da escola.
Quando a professora Iraci chegou distribuiu placas de cartolina entre as alunas e os alunos com palavras escritas para incentivar a participação das pessoas presentes principalmente das alunas e dos alunos. A professora Ana Cláudia deu inicio a palestra falando sobre Sustentabilidade e a Lei dos Três Erres e em seguida mostrou slades com as fotos das alunas e dos alunos durante a oficina do dia anterior e passou a palavra para a professora Iraci.
A professora Iraci dividiu a palestra em vinte partes correspondentes a assuntos relaciona dos ao meio ambiente, por isso ela distribuiu vinte placas que foram enumeradas seguindo uma sequência. A forma como a professora conduziu a palestra foi interessante primeiro ela celou um acordo com a platéia determinando que as pessoas devem participar, pois é proibido ficar calado.
A professora Iraci começou falando sobre sustentabilidade em seguida pediu que a pessoa com a placa número um levantasse para que todas as pessoas vissem a resposta, o interessante é que no inicio a platéia inibida só murmurava a resposta, mas a medida que o tempo foi passando ficou empolgada e interagiu com a palestrante, dessa forma a professora Iraci  segui ir até o fim interagindo com as pessoas presentes.
Após a palestra foi servido um lanche para todas as pessoas  
O trabalho realizado pela professora Iraci nos dias 13 e14 de junho deu certo porque ela desenvolveu atividades coerentes a alunas e alunos do EJA em todo momento ela se utilizava de fatos do cotidiano dessas pessoas para exemplificar as explicações sobre os conteúdos, essa atitude da professora fez com que as alunas e alunos perdessem a vergonha e interagisse com ela como se a conhecesse a muito tempo
De certo modo tanto a professora Ana Cláudia quanto a professora Iraci buscaram associar o trabalho manual e o  trabalho  intelectual a aprendizagem das alunas e dos alunos, assim como afirma Paulo Freire.

“A educação das crianças, dos jovens e dos adultos tem uma importância muito grande na formação do homem novo e da mulher nova. Ela tem de ser uma educação nova também, que estamos procurando pôr em prática de acordo com as nossas possibilidades. Uma educação completamente diferente da educação colonial. Uma educação pelo trabalho, que estimule a colaboração e não a competição. Uma educação que dê valor à ajuda mútua e não ao individualismo, que desenvolva o espírito crítico e a criatividade, e não a passividade. Uma educação que se fundamenta na unidade entre a prática e a teoria, entre o trabalho manual e o trabalho intelectual e que, por isso, incentive os educandos a pensar certo.” (FREIRE, 2009 p. 86)    
Ver Freire, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 2009.