quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Segunda fase da Oficina.

No dia 9 de junho realizei com a Turma Estágio 3 a segunda fase da Oficina.
Quando iniciou a oficina eu expliquei que a resposta da questão um (1) da palavra cruzada correspondia a palavra SUSTENTABILIDADE encontrada no dia anteriore e que para completar a cruzadinha teriam que responder a segunda página de exercícios da oficina.
Expliquei que assim como a questão um (1) todas as questões estavam relacionadas ao conteúdo do Projeto Biodiversidade e Sustentabilidade, após a explicação a turma se dividiu como no dia anterior em seguida leram as questões, fizeram primeiro as quetões de completar e de acordo com o número de cada questão completou  a palavra cruzada da página três (3) de exercícios da oficina.
Depois que todas as alunas e alunos terminaram de completar a cruzadinha iniciamos a atividade de oralidade e escrita, essa atividade consistiu em cada aluna e aluno construir uma lista com dez (10) palavras, ler as palavras escritas e fazer a correção no quadro, para que a tividade pudesse ser feita todas as alunas e alunos leram em voz alta as palavras, comparamos as listas e foram ao quadro escrever as palavras repetidas, nesse momento foi divertido porque quando as palavras estavam escritas de forma diferente todas as alunas e alunos riam e me perguntavam quem estava com a razão, eu apagava as palavras erradas e era uma comemoração para as alunas e os alunos que acertavam.
A atividade foi desenvolvida sem dificuldades porque o conteúdo do exercício é o mesmo conteúdo do Projeto Biodiversidade e Sustentabilidade que já foi explicado pela professora, sendo assim a oficina serviu como revisão para a culminância do Projeto Biodiversidade e Sustentabilidade que acontecerá nos dias treze (13) e quatorze (14) do mês de junho, no dia treze será a Oficina sobre Biodiversidade e Sustentabilidadea e no dia quatorze será a Palestra: Sustentabilidade, Plante essa ideia!
Poder desenvolver essa atividade foi muito importante para a minha formação porque além de saber como formular uma atividade é fundamental sabe trabalhar os conteúdos em sala de aula para que possa haver coerência entre os conteúdos e as atividades e as aulas sejam dinâmicas estimulando as alunas e os alunos a acontinurem estudando.

Primeira fase da Oficina.

No dia 08 de junho foi realizada a primeira fase da minha oficina.
Fase que envolveu expressões numéricas com as quatro operações.
Como eu já havia explicado a turma como seria a oficina e o conteúdo utilizado foi trabalhado pela professora em sala de aula não houve dificuldade para as alunas e os alunos resolverem as expressões.
Ao iniciar a oficina entreguei a cada aluna e aluno uma folha de exercício e uma folha de resolução, em seguida li o material do exercício e perguntei se preferiam fazer individual, em equipe ou em dupla. Agi dessa forma porque durante as minhas observações da sala de aula percebi que a turma sempre ajudava a aluna ou o aluno que ia ao quadro muitas vezes vi e ouvi as alunas e os alunos que dominam mais o conteúdo pedir para a colega ou o colega ir ao quadro dizendo: - Vá que eu ti ajudo.  
A turma preferiu fazer em dupla e foi como eu já esperava mesmo a turma estando organizada em duplas houve uma troca de conhecimento entre as duplas e as alunas e os alunos resolveram os exercícios sem dificuldades.
Resolvi iniciar a oficina com exercícios de matemática porque percebi durante as minhas observações que a turma gosta muito da disciplina matemática e que mesmo as alunas e os alunos que possuem uma certa dificuldade com a leitura, possuem um raciocínio rápido com a matemática, sendo assim dar início com uma disciplina que a turma mais gosta foi uma maneira de fazer as alunas e os alunos perceberem que a oficina não abordaria um conteúdo fora da realidade da turma.
Quando a turma terminou eu perguntei o que acharam da primeira fase da oficina, disseram que gostaram e que foi interessante associar cada resultado das expressões a uma letra diferente e em seguida colocar essas letras numa tabela formando uma palavra. Então perguntei a turma o que é sustentabilidade, a turma respondeu e eu expliquei que essa seria a palavra chave da segunda fase da oficina.  
Nesse momento só me restou agradecer a turma e a professora e pedir as alunas e aos alunos que não faltassem no dia seguinte para que pudéssemos fazer as atividades da segunda fase da oficina.