terça-feira, 7 de junho de 2011

Projeto Festejos Juninos Danado de Bom.

As manifestações culturais do povo da Região Nordeste

Esse projeto realiza uma abordagem significativa sobre a origem das festas juninas, enfatizando a importância do homem do campo, especificadamente da Região Nordeste, no que diz respeito aos seus costumes, vestuários, ocupações, alimentação, transportes e crenças, com o objetivo de socializar com as alunas e alunos a importância cultural religiosa dos festejos juninos e a valorização do trabalhador do campo.
As festas juninas representam um dos elementos culturais do povo nordestino, é composta por música caipira, apresentações de quadrilha, comidas e bebidas típicas, além de muita alegria. Consiste em numa homenagem a três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além da abordagem religiosa outras manifestações estão sendo abordadas de maneira significativa, dando as alunas e alunos o conhecimento da vasta cultura que permeia as festas do mês de junho como o valor cultural dos festejos juninos dentro do folclore brasileiro.
Por ser a Literatura de Cordel um tipo de literatura produzida por poetas populares que usam versos para contar fatos e temas de domínio público impressos em livrinhos bem simples, geralmente vendidos nas feiras livres, romarias, praças e ruas, no AC realizado no dia 06 / 05 / 2011, a comunidade escolar escolheu o Cordel  para ser abordado no projeto, pois para os nordestinos, a Literatura de Cordel representa a expressão dos costumes regionais.
Segundo a autora Andrea Cecília Ramal, no texto Língua Portuguesa: O quê e como ensinar, na Educação de Jovens e Adultos são muito apreciadas a utilização de obras da literatura de Cordel, porque muitos dos alunos tem raízes na cultura nordestina, por isso eles podem sentir-se mais à vontade com esse tipo de texto. O professor pode estimular inclusive, os alunos a produzirem cordéis, com trechos da matéria estudada, ou recontando em forma de poema uma história lida. Além de valorizar a cultura nacional e o mundo do aluno, essa é uma estratégia para iniciar a futura aproximação dos estudantes de outros tipos de produções artísticas.