quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Inclusão Digital de Idosos como exercício de Cidadania.

Ao ingressar na faculdade percebi o quanto a comunidade acadêmica tem uma visão limitada em relação à inclusão e a construção de projetos relacionados à permanência de aluno(a)s na universidade. A concepção limitada sobre a vasta temática inclusão se faz presente na figura das minhas colegas ditas “idosas” que são vistas por muitas pessoas como vovós que deveriam ficar em casa tricotando e cuidando do(a)s neto(a)s, mas elas não são apenas vovós também são universitárias e o mínimo que a academia deveria fazer era se orgulhar da presença delas e se preparar para recebe-las com dignidade.

 Digo isso porque no curso de pedagogia não é levado em consideração o fato da maioria dessas pessoas não terem tido acesso ao mundo digital e que por esse motivo não conseguem utilizar o computador com a mesma agilidade do(a)s aluno(a)s que estão inserido(a)s no mundo digital. A pessoa idosa tem condições de aprender a utilizar o computador da mesma forma que aprendeu por necessidade a usar outras tecnologias como: carros e eletrodomésticos mais sofisticados e os caixas de banco, o computador também é necessário porque com ele essas pessoas viajam o mundo e driblam a solidão através das redes sociais.
O Projeto PotenciaIdade: A Inclusão digital de idosos como exercício de cidadania foi realizado na Unidade Acadêmica Instituto de Geriatria e Gerontologia (Geronbio / IGG/PUCRS), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, tendo como responsáveis Newton Luiz Terra/Diretor do Instituto de Geriatria e Gerontologia (terranl@pucrs.br), Rodolfo Herberto Schneider/Coordenador do Programa de Pós-graduação em Gerontologia Biomédica (rodolfo.schneider@pucrs.br), Carla Helena Augustin Schwanke / coordenadora do Projeto PotencialIdade (schwanke@pucrs.br) com o objetivo de  prompver a inclusão digital de idosos para o exercício da cidadania e conscientização dos direitos sociais por isso:
No presente Projeto parte-se da premissa de que idosos conscientes de seu potencial para a aprendizagem e de sua corresponsabilidade com o próprio desenvolvimento, ao dominarem as rotinas de uso de ferramentas informatizadas, tornam-se idosos impulsionados por metas motivacionais para a aprendizagem, o reconhecimento e a valorização na família e na sociedade e o auto reconhecimento e a autovalorização (ALONSO TAPIA, 2005).
A partir do momento que a Unidade (Geronbio / IGG/PUCRS) utilizou idosos como objetos de pesquisa sobre inclusão digital e obteve bons resultados está provado que as academias  precisam  ampliar o conceito em relação a inclusão digital para que de fato ela aconteça sem que alguns aluno(a)s fiquem pelo meio do caminho.
Projeto PotenciaIdade: A Inclusão digital de idosos como exercício de cidadania