terça-feira, 19 de março de 2013

Educação 3.0, um pensamento Freiriano.


O termo Educação 3.0 foi usado para definir o impacto na educação do aprendizado colaborativo e personalizado. Colaborativo na troca de saberes durante o processo de construção de conhecimento como defende a minha orientadora Teresinha Fróes e o professor Edvaldo Couto e personalizado no sentido de adequar a metodologia a realidade do contexto vivenciado pelo(a)s educando(a)s  como sempre defendeu Paulo Freire.
Durante as reuniões que acontece todas as quintas-feiras da linha de pesquisa CAOS (Conhecimento: Análise Cognitiva Ontologia e Socialização) – a qual faz parte do grupo de pesquisa REDPECT (Rede Cooperativa de Pesquisa e Intervenção em (In)formação, Currículo e Trabalho) e durante as aulas da disciplina EDC 287 Educação e Tecnologias Contemporâneas tenho a oportunidade  de vivenciar  a educação 3.0 uma educação colaborativa através da qual todo(a)s ensinam e aprendem numa perspectiva freiriana onde: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".
A Educação 3.0 nos permite analisar os modelos pedagógicos tradicionais nos quais o(a) professo(a)r é o detentor do conhecimento como se o(a)s educando(a)s fossem vasos vazios a espera do(a)s educadore(a)s para enchê-los de saber. Na nova realidade pedagógica o(a)s educadore(a)s não só ensinam como aprendem com o(a)s educando(a)s, por isso é preciso preparar nosso(a)s professore(a)s para lidar com esta nova geração de estudantes cada vez mais conectados, informados e desejosos de profissionais capazes de facilitar o processo de aprendizado com a ajuda das tecnologias digitais na construção do conhecimento de forma colaborativa e personalizada.

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