sábado, 2 de março de 2013

O Currículo de Pedagogia.


A professora Maria Fernanda Ozollo em sua explicação falou que até o ano de 2012 o currículo do curso de formação de professore(a)s na faculdade em que ela trabalha tinha apenas uma disciplina correspondente a inclusão digital, mas o mesmo foi reformado e no curso passou a existir quatro disciplinas relacionadas à inclusão digital: Alfabetização Digital, Redes Sociais, Tecnologia e Educação e Didática e Tecnologia ofertadas nessa ordem em semestres diferentes. Segundo a professora o currículo do curso passou por reforma porque o objetivo do mesmo é formar professo(a)s capazes de atuar em sala de aula promovendo a inclusão digital, pois a tecnologia é um direito a inclusão social é uma forma de conexão com o mundo, com  outras pessoas.
O currículo de pedagogia atualmente é muito técnico porque está voltado para os métodos que o(a)s aluno(a)s devem usar, mas infelizmente não prioriza a formação do(a)s futuro(a)s professore(a)s considerando as questões sociais como: Educação das Relações Etnorraciais, Educação e Tecnologias (Inclusão digital), Educação do Campo e as modalidades (Educação de Jovens e Adultos, Educação de pessoas com necessidades educativas especiais e Educação profissional). Sei que não seria possível um currículo que desse conta de uma temática tão ampla com a inclusão social durante a graduação, mas já passou da hora da Instituição buscar meios de modificar o currículo como criar cursos de especialização para graduando(a)s em pedagogia, ou seja assim como existem alguns cursos de graduação que após  quatro anos de bacharelado o(a)s aluno(a)s podem estender o curso para licenciatura, no caso de Pedagogia o(a)s aluno(a)s após quatro anos de cursos estenderiam por mais um ano ou dois anos e sairiam da faculdade graduado(a)s e especialistas em uma das áreas citadas anteriormente. É preciso buscar meios para fomentar um currículo de fato inclusivo porque da forma como está todos os anos a Faculdade de Educação (FACED) forma e formará professore(a)s descompromissados com o social e aptos a fomentar o currículo excludente.

Um comentário:

  1. Concomitantemente,assegurando uma formação q seja mais plural ao educador teremos melhores práticas educativas em nossas escolas.

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