Fase que envolveu expressões numéricas com as quatro operações.
Como eu já havia explicado a turma como seria a oficina e o conteúdo utilizado foi trabalhado pela professora em sala de aula não houve dificuldade para as alunas e os alunos resolverem as expressões.
Ao iniciar a oficina entreguei a cada aluna e aluno uma folha de exercício e uma folha de resolução, em seguida li o material do exercício e perguntei se preferiam fazer individual, em equipe ou em dupla. Agi dessa forma porque durante as minhas observações da sala de aula percebi que a turma sempre ajudava a aluna ou o aluno que ia ao quadro muitas vezes vi e ouvi as alunas e os alunos que dominam mais o conteúdo pedir para a colega ou o colega ir ao quadro dizendo: - Vá que eu ti ajudo.
A turma preferiu fazer em dupla e foi como eu já esperava mesmo a turma estando organizada em duplas houve uma troca de conhecimento entre as duplas e as alunas e os alunos resolveram os exercícios sem dificuldades.
Resolvi iniciar a oficina com exercícios de matemática porque percebi durante as minhas observações que a turma gosta muito da disciplina matemática e que mesmo as alunas e os alunos que possuem uma certa dificuldade com a leitura, possuem um raciocínio rápido com a matemática, sendo assim dar início com uma disciplina que a turma mais gosta foi uma maneira de fazer as alunas e os alunos perceberem que a oficina não abordaria um conteúdo fora da realidade da turma.
Quando a turma terminou eu perguntei o que acharam da primeira fase da oficina, disseram que gostaram e que foi interessante associar cada resultado das expressões a uma letra diferente e em seguida colocar essas letras numa tabela formando uma palavra. Então perguntei a turma o que é sustentabilidade, a turma respondeu e eu expliquei que essa seria a palavra chave da segunda fase da oficina.
Nesse momento só me restou agradecer a turma e a professora e pedir as alunas e aos alunos que não faltassem no dia seguinte para que pudéssemos fazer as atividades da segunda fase da oficina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário