sexta-feira, 29 de março de 2013

Amigo(a)s esfera pública ou privada na sociedade contemporânea?

A ideia do que é público e o que é privado já não é mais a mesma quando nos referimos a facilidade em utilizarmos as novas tecnologias e o acesso às redes sociais. Atualmente precisamos considerar que a analise do que é público ou privado tem que ser feita considerando o antes e o depois da criação da internet, visto que ela nos possibilitou estarmos a vista de todas as pessoas conhecidas ou não através do acesso às redes sociais.
Antes da internet o privado correspondia aos limites da casa e o público aos espaços considerados públicos como: as ruas, os shopping, as praças e outros onde pudéssemos transitar as vistas de pessoas estranhas. O espaço da casa era limitado aos parentes, aos amigos aquelas pessoas com quem tínhamos intimidade, em quem confiávamos e dávamos a liberdade de fazer parte de nossas vidas.
Como a casa era considerada um espaço da nossa intimidade dentro dela podíamos nos comportar sem cerimônias tanto no vestir, como no falar, na postura a mesa enfim tínhamos uma liberdade de agir e de nos portar diferente das ruas, dos espaços públicos onde vivíamos nos limitando as regras da boa educação, pois estávamos as vistas de pessoas que por não nos conhecer podiam fazer mau juízo de nós.
A casa para muitas pessoas deixou de ser um espaço privado porque o acesso fácil às câmaras, aos smartphons e a outros aparelhos faz com que muitas pessoas fotografe e filme as cerimônias de casamento, formatura, batizado, aniversários, reuniões e exponha as fotos nas redes sociais, cerimônias que antes eram restritas aos amigos agora são compartilhadas e curtidas pelo(a)s “amigo(a)s do Facebook.
“Amigo(a)s” do Facebook, amigo(a)s que antes pertenciam a esfera privada pessoas com quem podíamos conversar sobre nossa vidas e até certo ponto nos expor, mas que graças as redes sociais assumem um novo significado e passam a ser aquelas pessoas com quem conversamos no Facebook, mas que muitas vezes não conhecemos pessoalmente, não temos intimidade e que algumas vezes passamos por elas nas ruas e não as cumprimentamos como já aconteceu comigo duas vezes.
A minha “amiga” do Facebook não pode me reconhecer porque eu não uso a minha fotografia, uso a um avatar, ou seja, uma imagem para me representar no Facebook, no entanto ela usa a própria fotografia por isso eu a reconheci, mas não falei com ela, não a cumprimentei porque não me senti íntima o suficiente para tanto, estranho a vi e passei por ela duas vezes no mesmo lugar e agi como se age com as pessoas estranhas. Dessa forma percebi que o público e o privado ganharam novas configurações graças ao desenvolvimento das novas tecnologias e o modo como as pessoas fazem uso delas através das redes sócias.


Artigo: Configurações contemporâneas do público e do privado
Autoras: Leila Domingues Machado e Maria Cristina Campello Lavrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário