domingo, 7 de abril de 2013

As vantagens e as desvantagens das redes sociais

Quando pensamos nas redes sociais costumamos ressaltar apenas as vantagens de fazer parte delas, mas muitas vezes nos esquecemos de ressaltar as desvantagens de fazer parte das redes sociais. No mundo contemporâneo já não podemos mais viver sem a internet e com as possibilidades de comunicação oferecidas por ela, mas é preciso saber as vantagens e desvantagens de fazer parte das redes sociais principalmente no que corresponde as esferas pública ou privada considerando a exposição do pensamento e do próprio corpo.
Vantagens:
  • A comunicação com outras pessoas e com isso a possibilidade de fazer novos amigos;
  • Manter contato com amigos ou familiares que estão longe;
  • É uma ferramenta importante para o aumento da visibilidade de um produto ou serviço e da credibilidade ou não das empresas;
  • Ofertas de emprego;
  • A utilização pedagógica no processo de ensino e aprendizagem.
Desvantagens:
  • A exposição das suas preferências e dos seus costumes;
  • A exposição das suas fotos;
  •  Podem utilizar as suas informações pessoais;
  • Um hacker pode roubar a sua senha e se passando por você enviar mensagens falsas para outras pessoas;
  • A circulação de vírus nas redes sociais;
  • A utilização das suas fotos para sites mal-intencionados.
Não posso negar que a possibilidade de fazer novos amigos e manter contato com amigos ou familiares que estão longe é fascinante, mas quem são essas pessoas que pretendemos ter como novo(a)s amigo(a)s também é muito importante por isso a cautela em se expor é fundamental principalmente quando se trata de fotos comprometedoras que podem ser utilizadas por sites mal-intencionados.
As redes sociais são uma ferramenta importante para a divulgação de festa, ofertas de emprego, o aumento da visibilidade de um produto ou serviço e da credibilidade ou não das empresas, por isso algumas empresas tem uma equipe para controlar tudo que é publicado sobre elas nas redes sociais, pois para as mesmas um mal entendido entre empresa e cliente pode ser para a empresa um rasto de pólvora.
A utilização pedagógica no processo de ensino e aprendizagem é algo sem precedentes na nossa história, mas para tanto precisamos de um Governo atuante com políticas públicas significativas voltadas para a área de educação, um computador por aluno(a), professore(a)s dominando as novas tecnologias e sabendo como utilizar as redes sociais preparando aulas de verdade com o objetivo de utilizar as redes sociais para o aprendizado do(a)s aluno(a)s.
Pensar no mundo contemporâneo sem o computador é algo impossível, então o melhor é saber usar não só a máquina, mas também os benefícios proporcionados com advento do mesmo.

Site do Artigo: Uma análise das influências das redes sociais - facebook e twitter - na Faculdade Metropolitana da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário